Quem somos

O ICTBIO – Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade – é uma instituição formada por profissionais que atuam nas áreas de ciências ambientais e sociais. Foi criado com o objetivo de trabalhar em prol da ampliação do conhecimento científico e das técnicas de manejo da flora, da fauna e dos recursos naturais, visando assim contribuir com a conservação da natureza e com a sustentabilidade dos serviços dos ecossistemas.

Presidente

Deni Lineu Schwartz Filho é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1986 e mestre em Ciências Biológicas (Entomologia)/UFPR em 1990. Atualmente é consultor e empreendedor na área de conservação e manejo de fauna nativa e exótica. Tem experiência nas áreas de docência em ensino superior, biogeografia, ecologia, conservação e manejo das abelhas neotropicais, bem como no manejo e uso econômico da fauna nativa e exótica.

Vice-presidente

Sérgio Augusto Abrahão Morato é Biólogo, Mestre e Doutor em Zoologia. Atuou como pesquisador e curador em herpetologia do Museu de História Natural Capão da Imbuia em Curitiba, PR; como biólogo da COPEL -­ Companhia Paranaense de Energia, onde coordenou projetos de manejo e monitoramento de fauna de áreas afetadas por usinas hidrelétricas; como professor universitário em cursos de graduação em Ciências Biológicas, Geografia e Engenharia Ambiental em duas universidades paranaenses; como professor convidado de diversos cursos de especialização na área ambiental e como consultor autônomo para diversas empresas e instituições. Tem experiência na coordenação e execução de diagnósticos e monitoramentos de flora e fauna, na elaboração e coordenação de Estudos de Impactos Ambientais, Planos de Manejo de Unidades de Conservação e elaboração de programas de conservação de recursos naturais, tendo atuado em todo o país, com ênfases nas regiões da Floresta Atlântica e Amazônia.

Tesoureiro

Fabrício Locatelli Trein, biólogo formado em 2004 pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialista em zoologia e gestão ambiental, com experiência em licenciamento ambiental, levantamento e monitoramento de fauna silvestre, com ênfase em répteis e anfíbios, resgate de fauna, elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação e entusiasta da biologia marinha.

Coordenação da Escola de Biodiversidade

Maristela Zamoner é graduada em ciências biológicas, especialista em educação ambiental, em direito ambiental, em história e antropologia e mestre em zoologia. Bióloga lepidopterologista/borboletóloga do Museu Botânico do Jardim Botânico de Curitiba. Atuação em consultoria ambiental com lepidópteros, em serviço de curadoria de coleções científicas vivas, de exemplares preservados e fotográficas, nas áreas de fauna e botânica. Experiente na docência em cursos livres, ensino formal, graduação e pós-graduação. Organizadora e autora de livros, destacando-se na autoria dos livros “Biologia Ambiental”, Editora Protexto, 2007 (indicado em ementas de cursos regulares ofertados por Institutos Federais), “Lepidopterologia, novas perspectivas em pesquisa e conservação”, Comfauna, 2018, “Observação de Borboletas”, Comfauna, 2019, “Borboletas do Capão da Imbuia”, Comfauna, 2019. Atualmente coordena a Escola de Biodiversidade e é curadora da coleção de Ecológica de Entomologia do Museu Aberto de Biodiversidade do ICTBIO.

Foto: Maristela Zamoner


Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.