Notícias

ARTIGO CIENTÍFICO INTERNACIONAL: Borboleta rara tombada na Coleção Ecológica de Entomologia – CEE/MAB/ICTBIO integra artigo científico internacional como fotografada viva pela primeira vez.

ARTIGO INTERNACIONAL: Borboleta tombada na Coleção Ecológica de Entomologia – CEE/MAB/ICTBIO integra artigo científico internacional como rara borboleta neotropical fotografada viva pela primeira vez.

O artigo ´First Known Photographs of Living Specimens´: the power of iNaturalist for recording rare tropical butterflies, da autoria de Thomas Mesaglio, Aaron Soh, Steven Kurniawidjaja e Chuck Sexton, publicado no periódico Journal of Insect Conservation incluiu entre seis registros fotográficos de borboletas realizados em diversos pontos do planeta, um que se encontra tombado na Coleção Ecológica de Entomologia – CEE/MAB/ICTBIO. O registro corresponde ao tombo: ICTBIO: MAB: CEE: 2020-111A-L, espécie identificada por um dos autores do artigo, Aaron Soh e pelo seu próprio descritor Slot Bálint, como Arzecla straelena Bálint, 2019Saiba mais sobre este registro lendo sua completa descrição no capítulo “III. Arzecla strealena e o debate em torno de seu único registro no Brasil” que integra ao livro Discussões sobre Fauna, Liberi, ano 5, volume 7, dos autores Deni Lineu Schwartz Filho, Sérgio Augusto Abrahão Morato e Maristela Zamoner, publicado em 2020 pela Comfauna Livros.

O artigo demonstra a importância da plataforma de ciência cidadã iNaturalist para o desenvolvimento científico em biodiversidade e pode ser conferido na íntegra AQUI.

A curadoria da Coleção Ecológica de Entomologia – CEE/MAB/ICTBIO já procedeu outras autorizações de uso dos registros do seu acervo e aguarda novas publicações.

Palestra da SPVS em parceria com ICTBIO e Casa do Biólogo

A SPVS realizou, em parceria com a Escola de Biodiversidade do ICTBIO e com a Casa do Biólogo, a palestra “Anfíbios e Répteis de Curitiba: Diversidade, importância e riscos de acidentes com espécies peçonhentas”, que está disponível em acesso livre. O ministrante Sérgio Morato apresentou os conteúdos nos seguintes módulos:

Módulo 1: Anfíbios e répteis de Curitiba

Módulo 2: Espécies peçonhentas em áreas urbanas

Palestra “Mudanças climáticas e biodiversidade”

A Escola de Biodiversidade do ICTBIO e a Casa do Biólogo disponibilizaram a palestra “Mudanças climáticas e biodiversidade”, do ministrante Felipe Augusto Damaso de Oliveira. A palestra está inteiramente disponível para acesso.

Palestra “Borboletas do meu quintal”

A Escola de Biodiversidade do ICTBIO ofertou a palestra “Borboletas do meu quintal” com Maria do Carmo Caixeta, autora do livro com o mesmo título da palestra. O acesso está disponível.

Biólogos do ICTBIO prestam esclarecimento sobre animal supostamente misterioso à Banda B

Confira a notícia na íntegra.

REFERÊNCIA: 

Animal tem características visuais semelhantes a de uma serpente

https://www.agenciadanoticia.com.br/parana/noticias/exibir.asp?id=98958&noticia=moradores-se-assustam-ao-encontrar-animal-misterioso-e-professor-diz-eu-nunca-vi
https://www.metropoles.com/brasil/moradores-de-curitiba-se-assustam-durante-encontro-com-animal-misterioso
https://www.bandab.com.br/cidades/misterio-sobre-animal-que-assustou-moradores-da-rmc-e-desvendado-por-biologa-que-explica-tudo/?fbclid=IwAR0TyVKbSq8-9gzuFTU0x8gtMwB6jX9EyjUZ2Az1kZGL2D3mrjJDD0X0MyY