
Em setembro de 2022 o ICTBIO cria a Revista de Biodiversidade e Ciência Cidadã que visa oferecer conteúdos técnico-científicos e de divulgação.
A revista traz seções de inventário, ecologia, história natural, divulgação de registros de biodiversidade, resenhas de livros, artigos e discussões sobre ciência cidadã entre outros. O corpo editorial integrará cientistas cidadãos e profissionais.
Um dos principais objetivos é se constituir como o primeiro canal periódico técnico-científico do Brasil que dará acesso aos cientistas cidadãos para realização de publicações das suas descobertas na área da biodiversidade, assegurando sua condição original de autor.
O primeiro volume será lançado em dezembro de 2022, sendo seu acesso disponibilizado a partir desta página.
EXPEDIENTE
Corpo Editorial Inicial
Sérgio Augusto Abrahão Morato
Deni Lineu Schwartz Filho
Fabrício Locatelli Trein
Daniele Cristina Pries Staut
Maristela Zamoner
Periodicidade: anual
Responsável pela publicação:
Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade – ICTBIO
Av. João Scucato Coradin, 2200 – Campina Grande do Sul, Pr – 83430-000
Você gostaria de contribuir? Faça contato conosco.
Diretrizes para Autores
Normas para publicação
Os textos podem ser enviados nos meses de junho, julho, novembro e dezembro.
- Estas normas se aplicam aos artigos enviados para publicação nas seguintes seções:
Ecologia e História Natural: esta seção é dedicada a artigos de registros de biodiversidade e estudos que envolvem aspectos ecológicos e de história natural, admitindo também variadas metodologias.
Outros: Esta seção foi criada para que incluir contribuições relevantes para a temática da revista, mas que não se enquadram nas seções anteriores. Conforma a natureza do texto deverá seguir as normas propostas para envio de artigos.
2. As seções a seguir podem receber contribuições conforme formulários próprios:
Artigos de registros de Biodiversidade: esta seção é uma das mais importantes da revista, sendo espaço de expressão da atividade intelectual científica de qualquer interessado em publicar seus registros de biodiversidade. PREENCHA AQUI!
Life lists: nesta seção serão incluídas life lists pessoais comprovadas de cientistas cidadãos, e de locais de interesse, contendo além do autor, os nomes atualizados das espécies, data e local de registro.
3. As seções que seguem podem ser enviadas em formato textual livre.
Inventários: nesta seção são publicados inventários diversos de biodiversidade, independente das áreas de abrangência e metodologias de estudo.
Resenhas de livros: nesta seção são trazidas resenhas de livros sobre conteúdos de biodiversidade e de ciência cidadã, redigidas pelos autores ou outros estudiosos.
Opiniões e discussões sobre ciência cidadã: esta seção é dedicada a artigos, opiniões e discussões a respeito da ciência cidadã, especialmente no âmbito da biodiversidade.
1 – Formatação
1) Os trabalhos poderão ser enviados em português, espanhol e inglês. Deverão ser enviados em arquivo digital (.doc), digitados com espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12; obedecendo às margens de 3 cm.
2) As seções para as quais os artigos são enviados devem ser indicadas pelos autores em uma linha do arquivo que antecede ao título.
3) Na página de rosto, deverão constar: a seção na qual o autor gostaria de publicar o artigo, o título do artigo em português e em inglês, o nome completo dos autores, formas de contato e suas instituições (se houver). A autoria deve ser atribuída apenas a quem contribuiu como mentor intelectual dos conteúdos trazidos no artigo. Outras colaborações podem ser indicadas nos agradecimentos. Na segunda página devem constar: resumo em português e abstract em inglês contendo no máximo 250 palavras e respectivas palavras-chave (máximo de cinco, colocadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e grafadas com a inicial maiúscula).
4) O limite máximo é de 15 páginas.
5) Artigos envolvendo atividades que demandem qualquer tipo de autorização, as referências a estes documentos devem constar no artigo. Por exemplo, se experimentação animal (Lei nº 11.794/08), número da autorização da Comissão de Ética no Uso de Animais, se houve captura ou coleta de animais, o número da autorização do órgão fiscalizador (IBAMA, SISBIO ou o respectivo órgão estadual/municipal).
6) Orientações para citações de referências no texto: um autor (OLIVEIRA, 2021); dois autores (SILVA; PEDROSA, 2018); três ou mais autores (ROMANO et al., 2020); em frase que cita o nome do autor, sua grafia deve ter a inicial maiúscula seguida do ano entre parênteses.
7) Mais de uma obra da mesma autoria no mesmo ano, devem ser acrescidas letras minúsculas após o ano, conforme o exemplo: (APARECIDO, 2017a; 2017b). Mais de uma citação entre os mesmos parênteses, devem seguir ordem cronológica.
8) Referências ao final do artigo devem incluir apenas o que foi citado no texto e seguindo normas da ABNT. A ordem deve ser alfabética, dos sobrenomes dos primeiros autores. Não devem ser abreviados nomes de periódicos e livros. A cidade em que o periódico é editado e o nome da editora do livro/capítulo devem ser citadas. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências.
ATENÇÃO: Artigos de opinião e listas de espécies não precisam seguir estas regras de formatação.
9) Figuras como fotografias, gráficos, ilustrações e tabelas devem constar no corpo do texto, logo após serem citadas. A numeração destes elementos deve ser com algarismos arábicos, conforme sequência no texto que os referencia. Estes elementos devem ter um título autoexplicativo na parte superior, (em cima delas breve e podem incluir notas na parte inferior.
10) Identificações taxonômicas são responsabilidade integral dos autores, mas os editores podem condicionar a publicação a correções ou mesmo optar pela sua recusa. O(s) nome(s) do(s) determinador(es) deve(m) constar no texto. Números de tombo podem compor o rol de informações sobre as espécies abordadas, mesmo em fotografias.
II – Sobre a avaliação e a publicação dos manuscritos
1) Todos os textos enviados serão avaliados pelo menos por dois editores, com a maior proximidade de experiência no assunto abordado. Esta avaliação abrangerá a apresentação conforme as normas, pertinência em relação a linha editorial do periódico, aspectos éticos e outros.
3) Os editores enviarão aos autores parecer sobre aprovação ou correções a serem realizada em no máximo 15 dias. Os autores são livres para argumentar razões para o não atendimento de solicitações dos editores, que de qualquer forma reavaliarão a versão final.
4) As provas finais do artigo serão enviadas para aprovação dos autores que se responsabilizam por qualquer erro.
Declaração de Direito Autoral
O envio do artigo implica em autorização para a revista realizar a publicação. Direitos Autorais são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Licença é conforme Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para o fins desta publicação.